Se você tem o sonho de comprar o primeiro imóvel, certamente já deve ter ouvido falar sobre o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), não é verdade?
A iniciativa do Governo tem como principal objetivo facilitar o processo de aquisição de propriedades residenciais para famílias de baixa renda. Para tanto, ele se divide em categorias.Se você não sabe em qual categoria se enquadra no Minha Casa Minha Vida, continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o assunto!
Como funciona o Minha Casa Minha Vida?
O Governo Federal criou o programa Minha Casa Minha Vida com a finalidade de ajudar quem pretende comprar um imóvel novo. Se você está procurando por financiamentos imobiliários, saiba que o MCMV pode ser a solução ideal.
Contudo, antes de mais nada, é preciso saber se você se enquadra nas categorias contempladas pelo Minha Casa Minha Vida, já que apenas famílias com renda mensal que não ultrapasse os R$ 8 mil por mês podem participar.
Quais são os benefícios do Minha Casa Minha Vida?
O programa tem quatro formas diferentes de auxiliar no financiamento do imóvel, e as condições e exigências mudam de acordo com a faixa de renda. Entre os principais benefícios que ele oferece, podemos citar:
- Paga uma parte do imóvel para você;
- Reduz o valor do seguro que é cobrado em um financiamento habitacional;
- Paga uma parte da entrada do financiamento — ajuda conhecida como subsídio;
- Oferece taxas de juros inferiores às praticadas na maioria das instituições financeiras — o que influencia no valor das parcelas do financiamento.
- Categorias do programa